Patrulha ambiental participa do seminário do fogo na sede do Caatinga em Ouricuri

Share this...
Share on Facebook1

Integrantes do grupo da Patrulha Ambiental participaram na última terça feira, dia 12 de setembro na sede da ONG Caatinga na cidade de Ouricuri – PE, da elaboração de um plano de ação para tratar da prevenção e combate a incêndios florestais na Chapada do Araripe, que abrange os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

No evento estiveram presentes representantes de várias instituições como a ONG Caatinga que participou e cedeu o espaço para o debate, da APA Araripe, IPA, ICMBIo, FETAPE, CPRH Recife, SEMACE, AGACE, sindicatos, associações de toda a região e dos Estados do Ceará e Piauí.
Foi elaborado um documento durante o debate, que será repassado aos gestores municipais integrantes do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE), através do seu representante legal o senhor Marcelo Coelho, Secretário Executivo. 
 
A preocupação da maioria dos participantes é referente a criação de uma Brigada de Incêndio na região da APA Araripe, pois, diante da crescente onda de incêndios (2015/2016) que assusta moradores, autoridades e ambientalista, corre-se o risco de ocorrer um incêndio de grandes proporções e os brigadista a disposição não serem suficientes para sua contenção.
 
Outro problema grave nos incêndios que atingem a floresta é o impacto sobre o soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), onde a principal ameaça de extinção desta espécie é a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe e os incêndios. Infelizmente, o Soldadinho do Araripe encontra-se em estado de perigo crítico de extinção.
 
Os dados levantados pelo ICMBio revelam que os incêndios florestais são 100% causados por imperícia, imprudência, negligência e dolo humanos. “Os incêndio são provocados, na maioria das vezes, com a queima de lixo e renovação de pastagem”.
 
Para resolver o problema, o instituto sugere que os proprietários rurais se comprometam com a defesa de suas propriedades e que as prefeituras das cidades que compõe a APA Araripe, formem suas brigadas de incêndio ou contratem bombeiros civis.
 
Adiantamos que o Governo de Pernambuco o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em parceria com a Econsultoria Ambiental, realizaram um Curso de Prevenção e Combate a Incêndio na cidade de Ouricuri – PE, ministrado pelo IBAMA, onde se fizeram presentes representantes de várias cidades, como: Exú, Salgueiro, Ouricuri, Araripina, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova, Afrânio, Moreilândia, Bodocó, Trindade, Parnamirim, Cedro, todas no Estado de Pernambuco e Jardim e Iguatu no Estado do Ceará, portanto existe uma mão de obra especializada, faltando tão somente o alinhamento com os gestores para formação desta brigada.
 

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Fredson – Paiva/Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/cariri

Fotos: Patrulha Ambiental Foto: Francisco Monteiro