Papa Francisco Nomeia bispo Francisco para a Petrolina, no São Francisco

Share this...
Share on Facebook0

Foi nomeado nesta manhã dessa quarta-feira, 03 de janeiro de 2018 pelo Papa Francisco em Roma, o 8º Bispo de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano, até então bispo de Senhor do Bonfim-BA. Nascido em 1949 em São José do Mipibu-RN. 

Antes, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1960. De 1967 a 1970, Cursou Letras na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central Ipiranga – São Paulo, Ordenação Diaconal no dia 6 de janeiro de 1974 na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim na sua cidade natal, pela Imposição das mãos de Dom Antônio Soares Costa – Bispo Auxiliar de Natal/RN.

Foi ordenado como sacerdote em 2 de fevereiro de 1975, também na Matriz de Santana em São José de Mipibu – RN, pela imposição das mãos de Dom Nivaldo Monte, Arcebispo Metropolitano de Natal. Celebrou a 1ª Missa no dia 20 de fevereiro de 1975, em São José de Mipibu/RN, na Igreja Matriz. Tornou-se Mestre em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1985-1987). Seu lema episcopal é: “Oportet illum regnare” (1Cor 15,25) – “É necessário que ele reine”.

Recebeu o título de Monsenhor em 29 de novembro de 1991 e foi eleito Bispo para a Diocese de Bonfim/BA pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Início Solene do Ministério Episcopal na Diocese de Bonfim – BA, em  26 de novembro de 2006.

Ao mesmo temo em que padre Malan anunciava o nome do escolhido para a Diocese de Petrolina, Dom Francisco Canindé comunicava em Senhor do Bonfim sua saída daquela Diocese.

Ao novo bispo a nossa alegria e oração! Que ele, inspirado pelo Bom Pastor, que é Jesus Cristo, seja também um bom Pastor para as ovelhas de Cristo na Diocese de Petrolina no Sertão do São Francisco.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro